Monossolfa

Você sabe o que é a monossolfa?

O monossolfa é um procedimento musical baseado no gesto das mãos muito difundido pelo método kodály, mas que era já usado no sistema inglês de j. Curwen no final do século XIX. Com a forma gestual das mãos indicando as funções melódicas (e/ou alturas) por relação intervalar entre as notas (geralmente relacionada aos intervalos da escala maior e menor) das notas entoadas por um cantor ou um grupo de cantores, não é necessário o uso de material escrito para comunicar a altura dos sons que devem ser executado

É uma maneira clara de ver o perfil melódico, trabalhar a audição interior, desenvolver o canto e acima de tudo adaptar a entonação a aqueles que lhe custar um poucos mais a situações em especial das notas musicais do sistema ocidental.
Além de ajudar a representar as notas com um gesto de mão, é muito útil para:

  • Exercitar a afinação;
  • Perceber os intervalos e as relações melódicas entre as notas.;
  • Exercitar a audição interna e externa;
  • Trabalhar a técnica vocal;
  • Criar situações de improviso;
  • Desenvolver capacidades como a atenção e a concentração, além da consciência do trabalho em grupo como meio para trabalhar exercícios de psicomotricidade e expressão o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade e do gosto.

Um método ideal para trabalhar a música tanto na aula como em casa de forma amena e criativa.

Para Kodály o canto é a primeira etapa a ser trabalhada no seu método de ensino. O músico considerava o canto como fundamento da cultura musical pois a voz é o sinal mais imediato que nos comunica com a música, pois parte do próprio sujeito, que tem controle sobre ela. Por essa razão o método enfatiza o canto coral, não apenas como um meio de expressão musical e sim como um exercício para o desenvolvimento emocional e intelectual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *